Hey Dezáinas!
Aqui a gente não para! Com vocês, mais uma temporada de tutoriais. Dessa vez é ~tambores..~ Rendering de produtos!
Mas calma, para quem não está familiarizado, o "Rendering", ou renderização, é a técnica de ilustração usada para simular texturas, materiais e a qualidade de finalização de uma peça ou produto. Ou seja, tornar o desenho de produto ainda mais real na apresentação do projeto.
Para essa missão, convidamos o artista plástico, designer gráfico e de produtos, @AdonisAlcici para compartilhar seus segredos na entrega de ótimos projetos feitos a mão!
Nesse terceiro tutorial de pintura, o "desafio" agora é duplo: como fazer MADEIRA e METAL. Dois materiais muito utilizados em projetos de sketch de produtos e também nas ilustrações cotidianas.
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial e todo o passo a passo:
Antes de começar a aplicação das técnicas e texturas, o Adonis sempre faz um sketch (rascunho) rápido. Para ver algumas dicas de como fazer um sketch, nós fizemos esse compilado para vocês.
Para essa pintura, o Adonis escolheu essas cores da Copic Sketch para fazer. Uma dica para a escolha das cores é analisar a cor que você quer atingir e depois trabalhar dentro da matriz de cor dela (como mostramos nesse post sobre o sistema de cores da Copic aqui). Claro que você pode usar outras famílias e outras matizes para criar ainda mais nuances de cores também. Mas já é uma ótima dica! Assim como a de pegar referências de pintura.
Agora sim, vamos para a pintura. Para esse projeto de luminária, o Adonis fez a representação da madeira na parte central e o metal nas extremidades. Para começar a pintura não tem segredo, ele começa fazendo a base chapada da madeira. Para esse efeito ele usou um tom de amarelo (Y26).
Por ser uma matéria prima natural, a madeira tem sempre algumas manchas aleatórias em sua superfície. Para representar a sombra na madeira então, o Adonis usou o cinza quente para escurecer essa região.
Faça o degradê sempre mantendo a mesma direção das pinceladas e voltando nas cores já aplicadas.
Já para o metal, o princípio é o mesmo. Nessa aplicação, a sombra do metal segue a da madeira e o restante é referente ao brilho. Para o metal, é como o primeiro tutorial de Rosegold, em que você escolhe a cor do metal, nesse caso vai ser cinza mesmo e vai aumentando/diminuindo o degradê de acordo com a família de cor e matiz escolhida.
Para finalizar, o arremate é sempre fazer um contorno leve na outra extremidade do metal.
Repita o mesmo processo na parte inferior da luminária.
Para as texturas, o Adonis usa o Lápis de cor Derwent Artist na cor 6900 - Gunmetal para criar o laminado do metal.
E para as ranhuras da madeira, ele também usou o Lápis de cor Derwent Artist na cor 5200 - Bronze. Para fazer não tem segredo, basta manter o pulso firme e fazer sempre o movimento de cima para baixo e vice-versa.
O brilho da madeira é fosco, ou seja, ele também é um degradê, assim, o Adonis usou o Lápis de cor Derwent Artist na cor 7200 - Chinese White para criar essa nuance sobre o amarelo já aplicado.
Já para os detalhes de finalização, ele optou pelo uso de uma Copic Multiliner SP 0.3 para os acabamentos das bordas.Essa sobra que o Adonis faz, que imita os esboços de um sketch é de gosto pessoal, mas é bem usual entre os amantes de sketchs de produtos.
E por fim, é claro que temos brilhos e efeitos bem fortes tanto no plástico como no vidro. E para eles, o Adonis optou pelo Copic Opaque White e para dar esse toque final. Reparem que o simples fato de colocar essa iluminação abaixo da linha preta já cria um volume.
E voilá! Fizemos essa luminária incrível e super rápida, hein?
#DezainaOndeCompra?
Veja todos os materiais usados aqui:
Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.
Beijos!