Hey Dezáinas!
Por onde você começa seu desenho quando se trata de rosto? Pelos olhos? É, uma grande parte das pessoas começam nessa parte e logo já desistem. #quemnunca
Desenhar e colorir os olhos são um desafio, mas são partes do processo de desenho e que não devem ser gatilhos para bloqueios critivos. Então, xô desistência que nós vamos aprender juntos!
Para essa nova temporada, convidamos o tatuador, grafiteiro e ilustrador @gabrielalexandre_tattoo para mostrar seu processo de pintura de olhos, sejam eles humanos, zumbis e monstros.
Nesse quarto tutorial, continuamos com os olhos "monstrengos" mas fofinho, um típico ariano dos monstros (hahaha). Venha aprender em detalhes como o Gabriel fez esse olho!
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:
Veja aqui mais tutoriais do Gabriel Andrade usando Copic:
Tutorial de Olhos 1: Olho humano Realista com Copic
Tutorial de Olhos 2: Olho humano Zumbi com Copic
Tutorial de Olhos 31: Olho Monstro com Copic
Antes de começar a colorir o desenho, o Gabriel fez um rascunho simples do olho montro. Para ajudar, demos um zoom para vocês verem como ele fez. Por ser um monstro, não há muitas métricas e a criatividade pode rolar solta. Mas, algumas partes sempre se mantém da referência do olho humano, como: pálpebras, pupila, íris etc. Mas é claro, nesse, o Gabriel fez em um formato diferente e usando cores diferentes na pintura.
Vamos começar a colorir!
Na escolha das cores há mais liberdade também. Para a esclerótica, parte branca dos nosso olhos, ele usou a cor amarela. Assim, escolheu a Copic Sketch nas cores Y11, Y02 e Y18. Nessa etapa, o Gabriel faz a pintura bem devagar para ter o tempo de secagem.
Para as pálpebras, ele usou tons de vermelho. Com a cor R43, ele fez a base. A dica é sempre fazer a pintura com o mesmo direcionamento para evitar manchas. Com a cor, R59, fez a área de sombra mais escura.
Continuando o sombreamento da pálpebra, o Gabriel usou mais duas cores intermediárias para ajustar a transição de cores (R37 e RV13).
Na pálpebra inferior, ele repetiu o processo de pintura. Lembrando, sempre, e aproveitar as pinceladas para criar as formas.
Com a R59, ele fez o maior detalhamento das pálpebras e criou texturas.
Chegando na íris, o Gabriel fez uma base com a E51 e maiores detalhes com a E17.
Com a E29, refinou os detalhes.
Para maior definição das formas, ele usou a Copic Multiliner BS.
E por fim, o brilho nos olhos também é fundamental nesse olho. O Gabriel fez com o Copic Opaque White, que é uma tinta branca da Copic própria para esses efeitos, tanto sobre a esclerótica, íris, linha d'água e alguns reflexos nas pálpebras.
E esse é o resultado final! E você? Aceita o desafio?
#DezainaOndeCompra?
Veja todos os materiais usados aqui:
Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.
Beijos!