Hey Dezáinas!
Por onde você começa seu desenho quando se trata de rosto? Pelos olhos? É, uma grande parte das pessoas começam nessa parte e logo já desistem. #quemnunca
Desenhar e colorir os olhos são um desafio, mas são partes do processo de desenho e que não devem ser gatilhos para bloqueios critivos. Então, xô desistência que nós vamos aprender juntos!
Para essa nova temporada, convidamos o tatuador, grafiteiro e ilustrador @gabrielalexandre_tattoo para mostrar seu processo de pintura de olhos, sejam eles humanos, zumbis e monstros.
Nesse segundo tutorial, já vamos dar aquela ousada né? Como você já aprendeu a fazer um olho super lindão no tutorial passado, que tal fazer um de Zumbi agora? Preparado? Pega sua arma Copic e vem com a gente!.
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:
Veja aqui mais tutoriais do Gabriel Andrade usando Copic:
Tutorial de Olhos 1: Olho humano Realista com Copic
Tutorial de Olhos 31: Olho Monstro com Copic
Tutorial de Olhos 4: Olho Monstro 2 com Copic
Para começar, antes de começar a colorir o desenho o Gabriel fez um rascunho simples de um olho. Para ajudar demos um zoom para ver como ele faz. Ele utiliza essas guias para a sobrancelha, sempre cria a parte da pálpebra superior e côncavo da pálpebra móvel, assim como a pálpebra inferior e o cantinho lacrimal. A íris ele faz apenas um círculo, pois como se trata de um zumbi, ele deixa o efeito mais para a parte da pintura.
Partiu pintar então!O Gabriel já inicia a pintura usando os marcadores Copic Sketch e a Ponta Pincel (super brush) no tom intermediário para ele já criar a referência de sombra. Outra dica crucial é fazer pinceladas direcionadas, ou seja, cada pincelada acompanhando a direção que você quer que ela fique.
Por se tratar de um olho dramático, o Gabriel adiciona bastante cores vermelhas para deixar o olho inchado e sanguinário. Mas sempre voltando com o tom intermediário (E95, nesse caso) para fazer a nuance.
Já para as sombras, um tom mais escuro é usado (E33), para reforçar também as linhas de expressão. Pela sobrancelha estar mais arqueada, o Gabriel deixa a pálpebra superior um pouco mais clara para indicar mais brilho.
Com o vermelho mais escuro (R37), Gabriel criou mais linhas e texturas para a pálpebra inferior. E já fez a base da sobrancelha com um marrom mais claro (E17)
Após fazer os detalhes dos pêlos da sobrancelha, ela detalha o canto lacrimal com um vermelho mais escuro, mas deixar a impressão de um olho mais irritado.
Para os olhos, como no tutorial passado, aprendemos que o branco também precisa de cor. E nesse caso, o Gabriel escolheu a família dos W's para criar essa profundidade. Não esqueça: para o olho zumbi, não esqueça de deixar a íris branca para maior efeito zumbi.
Depois de criar as sombras, o Gabriel adicionou um pouco de cor na íris com esse azul bem claro. (Você pode escolher outra cor, se quiser)
E depois, ele usou o tom mais escuro dos W's, o W6, para criar mais forma para a íris e a pupila "possuída". Depois disso, ele pintou a linha d'água.
Já nos detalhes finais, Gabriel adicionou lágrimas de sangue, tanto para baixo quanto para cima. E também algumas texturas de pintas e linhas de expressão.
Com uma Copic Multiliner BS, ele faz os cílios superiores e inferiores. O movimento é sempre de meia lua de forma crescente, ou seja, de cima para baixo na parte de cima e ao contrário nos cílios inferiores.
Para o brilho nos olhos, FUNDAMENTAL para o efeito realista nos olhos de qualquer estilo, o Gabriel fez com o Copic Opaque White, que é uma tinta branca da Copic própria para esses efeitos, tanto sobre a íris, pupila, no canto lacrimal e na linha d'água.
Já na finalização e bônus de efeitos, o Gabriel cria a sombra dos cílios no próprio brilho com o auxílio de um lápis grafite e depois faz algumas indicações de veias marcadas no olhos com o RV13. Seeensacional!
E esse é o resultado final! E você? Aceita o desefio?
#DezainaOndeCompra?
Veja todos os materiais usados aqui:
Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.
Beijos!