O que é Doodle?
Na época do telefone fixo, era comum encontrar um papelzinho cheio de desenhos próximo ao telefone. Os mais novos talvez pensem nas aulas monótonas transformadas em desenhos às margens do caderno. Esses rabiscos aleatórios, criados quando estamos com a atenção preenchida ou em um momento de total distração, são os chamados doodles.


Exemplos de doodles cotidianos. Vai dizer que você nunca fez isso enquanto atendia o telefone?

Foto 1: Doodle Feito pela Rainha da Prúscia -  Luísa de Mecklemburgo-Strelitz, c. 1795. Foto 2: Doodles infantis descobertos no século 14 - Kislak Center for Special Collections, Rare Books and Manuscripts, University of Pennsylvania Libraries folio 26r. - primeiro o que é, depois a referência)


Os Doodles são desenhos simples, feitos com formas livres e que podem ser abstratos ou até representar algo. O resultado é quase sempre algo displicente na forma mas geralmente carregados de sentimento. Um sentimento inconsciente reproduzido em forma abstrata, como amor, raiva, solidão, ansiedade entre outros. Ou seja, uma arte transparente e sincera.


Quanto mais sentimento é colocado no desenho, mais verdadeiro e surpreendente será o resultado.

Essa é uma das mágicas do Doodling (a arte de fazer doodles). Segundo Sunni Brown, autora do livro The Doodle Revolution, "quando a mente começa a se envolver com linguagem visual, você obtém acesso neurológico que você não tem quando está em um modo linguístico”. Alguns estudos comprovam que o doodle é capaz de liberar as memórias de curto e longo prazo, melhorar a retenção de conteúdo e aumentar a capacidade de atenção do cérebro. Ou seja, o que parece distração, na verdade ajuda as pessoas a se manterem focadas, entenderem novos conceitos e reterem informações importantes. 
 
Ou seja, enquanto você desenha, associa essas imagens a momentos e/ou conteúdos que você está aprendendo.

Exemplo de Doodles feitos pela aluna canadense de medicina Michiko Maruyama. Ela faz doodles diários para ajudá-la a se lembrar do conteúdo das aulas. (Via: Instagram)


Isso explica, em grande parte, o crescimento dos serviços de Facilitação Gráfica em palestras e reuniões, onde um ilustrador finaliza a reunião com um resumo visual do que foi apresentado verbalmente, facilitando a memorização e unificação do assunto exposto.




Exemplos de facilitação gráfica  feitos pelas artistas: Eva-Lotta Lamm @evalottchen / e Dee Quine @decatethirty .Vejam como o processo de associação com imagens facilita o aprendizado dos processos.



Hoje, o Doodle Art ocupa um espaço de destaque na Comunicação e no Design, e você pode facilmente encontrar exemplos na publicidade (Redbull), embalagens (Fanta), decoração (móveis e paredes) , Calçados (Vans), TV etc… Usando elementos de Doodle Art, as mensagens parecem mais amigáveis e humanizadas.



Redbull, Fanta e Vans já usaram dessa arte para enriquecer e humanizar suas peças publicitárias. 


Com toda essa liberdade, o Doodle ganhou não apenas a curiosidade da ciência e do mercado, mas obviamente, da arte, com o Doodle ArtEsses tipos de desenhos não perderam a origem, apenas assumiram formas infinitas para os artistas e seus estilos. Veja alguns exemplos:

Doodles feitos pelos artistas: Vince Okerman @vexx e Delphine Durant @delphine.durand
 

Doodles feitos pelos artistas: Giuliano Martinuzzo @giulianomart e Kerby Rosanes @kerbyrosanes (Via: Instagram)

Veja mais inspirações em nossa pasta no Pinterest - Doodle Mania!

Ficou inspirado e quer fazer milhões de doodles? Veja alguns exemplos feitos com o Kit Copic Doodle de 7 unidades:


Kit Copic Doodle Pessoas:




Kit Copic Doodle Rainbow:



Kit Copic Doodle Nature:



#DicaDZN:
Para aperfeiçoar ainda mais seus doodles, uma boa aposta é o livro: Um desenho por dia - passo a passo das Ediçoes Usborne. Nele, a cada dia do ano, você pratica um tipo de desenho, como flores, tênis, animais, frutas e tudo mais. Um jeito lúdico e delicioso de encantar o dia.



Gostaram das dicas? Comente para nós!

Até a próxima.

Beijos!