Olá dezáinas,

Se vocês já amaram os outros tutoriais de moda, respira fundo que vamos ver agora todo o processo de construção de um croqui de moda, desde o desenho até a colorização..

Como sempre, se você fala de Copic aqui a Cris Mendes sempre está no meio. Desta vez, ela compartilha muito mais de seu conhecimento de desenho de moda.

O primeiro tutorial é sobre Equilíbrio e movimento, logo, toda a base para a contrução do desenho de moda precisa desses elementos para entregar todas as características desse desenho.

Chegou a hora, prepados? Então vamos lá.

Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:

LINHA DE EQUILÍBRIO

Para começar o desenho de moda, a Cris, que é professora, nos passou várias considerações que devemos ter antes de partir para o desenho de fato. Uma delas é a Linha de equilíbrio, que sempre deve ser considerada para que o desenho ~obviamente~ fique equilibrado, principalmente no sentido de não parecer que a pessoa retratada está caindo.

Para fazê-la, basta fazer dois riscos na extremidade da folha. Para saber onde o croqui vai começar e terminar, e depois, fazer uma linha unindo esses dois pontos.

Em seguida, a Cris começa a ver o tamanho da cabeça do croqui. Quando ela faz em um papel A4, ela geralmente faz a medida de dois dedos. Após a mensuração, ela marca da ponta do lápis até a medida com a unha.

Com essa medida, ela vai replicando até ter nove espaços com esse tamanho.

Mas o que seriam esses espaços? Essas são as representações da proporção de 9 cabeças no desenho de moda.

Para quem não conhece, ao representar a figura humana em desenho, há a proporção de tamanho de 7 1/2 cabeças de altura em nosso corpo. Porém, no croqui de moda, a representação é feita com a proporção de 9 cabeças, para ficar mais alongado. Isso se dá pelo fato de transmitir mais elegância, mostrar melhor os detalhes das roupas e também lembrar a altura das modelos nas passarelas.

Antes de criar o movimento do corpo, a Cris faz a cabeça, para que ela dite todo o direcionamento do corpo também. Nesse caso, a cabeça ficará reta.

Para o desenho dela, é simples, a Cris faz 2 elipses, uma maior e a outra menor e as une nas laterais, como mostra no desenho.

Para a largura dos ombros, a Cris usa a medida da metade da cabeça para o lado de fora. Obs: Para o pescoço, ela faz o desenho de outra bolinha abaixo da cabeça, pois todas as articulações ela faz o rascunho com uma bolinha.

MOVIMENTO

Como vimos antes, a linha de equilíbrio é o que dá equilíbrio ao corpo. Agora, o movimento se dá pelo eixo frontal, como se fosse uma "coluna" de todo o croqui.Então, se você tira o eixo frontal da linha de quilíbrio, você dá movimento a ele.

Então, a partir desse eixo, é colocado as principais linhas do corpo: ombro, busto, cintura e quadril. E lembrando, que essas linhas então, seguem o eixo frontal, pois o movimento afeta a todas elas.

E pronto, a partir daqui você já pode dar início ao desenho do corpo do croqui. Mas isso é assunto para o outro post! A segunda parte você encontra em Tutorial de Croqui de moda 2: Contrução da figura.

Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.

Beijos!