Olá dezáinas,
Mais tutoriais para vocês! E dessa vez, são os revestimentos que vão brilhar com as Copics!
Mas o que são revestimentos?
Eles são materiais usados com o intuito de revestir, cobrir ou até simular camadas. Logo, podem ter o propósito de decoração ou até proteção. Os mais famosos são: cerâmicas, madeira, papel, tinta e pedras.
Para encarar essa responsa, chamamos o arquiteto e paisagista Marcelo Marttins, que ensina o método de desenho arquitetônico humanizado, mostra como representar revestimentos. Aqui ele desenha sempre com os marcadores Copic, ferramenta crucial em seus projetos.
O segundo é a madeira, material presente em 100% das casas no mundo todo! Seja na cadeira, mesa, banco e até no chão! Partiu aprender? Pega o lápis e Copic e vem com a gente!
Antes, você pode conferir o vídeo completo do tutorial:
Nesse tutorial, o Marcelo já iniciou com o desenho contornado com a Copic Multiliner e usou a Copic Sketch para fazer a colorização.
1) Para começar, o Marcelo sempre faz as bases. Na madeira ele faz todo o preenchimento dela usando a ponta chanfrada.
2) Base feita, o Marcelo reforça as lacunas entre as vigas com uma Copic Multiliner 0.3mm de espessura.
3) Agora sim, um dos segredos revelados: criar as junções de outras vigas usando outras intensidades de cor. Esse processo cria um efeito natural da madeira, com algumas mais escuras que outras. Nesse caso, o Marcelo optou pelo uso da cor E57.
4) Para salientar ainda mais as nuances, o Marcelo voltou com a primeira cor e fez uma nova camadaem algumas junções das vigas.
5) Além das vigas sobrepostas, outra característica da madeira são suas ranhuras. Para criá-las, o Marcelo primeiro faz o rascunho solto com uma lapiseira bem de leve.
6) Depois, já com o marcador, ele vai fazendo algumas delas suavemente.
7) Outra dica, é passar novamente o marcado entre as vigas para realçar o escurecimento natural da madeira e também, criar volume.
E esse é o resultado final! Incrível como esses passos simples já conseguem entregar a riqueza de detalhes desse revestimento.
Até mesmo já aplicado nos projetos.
Gostou? Conte pra gente se esse conteúdo te ajudou e quais temas você gostaria de ver por aqui.
Acompanhe o trabalho do Marcelo Marttins nas redes sociais @marcelomarttins
Beijos!